O YOGA


Yoga abrange um conjunto de técnicas que ajudam a quem o pratica regularmente, a viver melhor e a pensar melhor, beneficiando-se assim o corpo, a mente e as emoções, gerando uma sintonia perfeita na vida.


Swami Yogananda com 106 anos de idade, em artividade.


O QUE PODEMOS ESPERAR DO YOGA

Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. Vamos numerar alguns itens que yoga nos oferece:

1. Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.

2. Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, pode trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.

3. Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.

4. Desenvolver a força de vontade.

5. Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.

6. Melhoria do relacionamento humano.

7. Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.

8. Autoconhecimento e paz interior.

9. Alívio de estresse.



ABRANGÊNCIA DOS EFEITOS DA YOGA
BENEFÍCIOS FÍSICOS COM A PRÁTICA REGULAR DO YOGA 

1.   As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo.
2.   A imunidade aumenta muito.
3.   O sono melhora.
4.   O peso normaliza.
5.   A disposição aumenta bastante.
6.   A perseverança se fortalece.
7.   Força e vigor aumentam.
8.   A postura é melhorada.
9.   A flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam.
10. As funções excretórias melhoram.
11. As funções glandulares normalizam.
12. Funções gastro intestinais normalizam.
13. Eficiência respiratória aumenta.
14. Desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade.
15. Eficiência cardio vascular é aumentada.
16. Pressão sanguínea se normaliza.
17. Respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorre com disto.
18. Desacelera a pulsação cardíaca.
19. Equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo.
20. Fibromialgia alivia.

BENEFÍCIOS BIOQUÍMICOS INDICATIVOS DE ATIVIDADES ANTI ESTRESSE E ANTIOXIDANTE, IMPORTANTES NA DEFESA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS E O ENVELHECIMENTO.

1.Glicose diminui.
2.Sódio decai.
3.Colesterol disminuí.

APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES PSICO MOTORAS COM A PRÁTICA REGULAR DO YOGA 

1.Destreza de habilidades mais nobres aumentam.
2.Coordenação motora melhora.
3.Firmeza aumenta.
4.Percepção aprofundada aumenta
5.Percepção de presença aumenta.
6.Equilíbrio melhora.
7.Funções integradas do corpo melhoram.
8.Atenção ao ambiente e arredores aumenta.
9.Funções cognitivas melhoram.
 

BENEFÍCIOS MENTAIS COM A PRÁTICA REGULAR DO YOGA 



1. Memória aumenta.
2. Concentração aumenta.
3. Mudança de nível de consciência voluntária aumenta.
4. Eficiência de aprendizado aumenta.
5. Percepção global e centrada aumenta.
6. Hostilidade diminui.
7. Depressão e ansiedade diminuem.
8. Satisfação existencial aumenta.
9. Humor melhora.
10. Percepção da quinesfera (esfera de movimentos do corpo) e dos movimentos do corpo melhora.
11. Estados emocionais melhoram, com sensível aumento do bem estar.
12. Estabilidade mental e emocional melhora.
13. Auto aceitação e auto atualização aumentam.
14. Integração social aumenta.
15. Potencial mental latente é estimulado.
16. Paz interior aumenta.
17. Estresse mental e emocional diminui.
18. Bem estar, mental e emocional aumentam.
Fonte: http://www.angelfire.com/ab6/om/beneficios.html

 Observação: Para o ganho dos benefíos que a prática do yoga oferece, depende de uma série de fatores, e devemos trabalhar o máximo possível para melhores e maiores resultados, segue alguns aqui, estado mental do aluno, alimentção, exercícios de respiração, método da aula, professor... entre outros fatores.

 Veja abaixo 01 exemplo dos beneficios que podemos obter com a prática da postura
Ustrasana ...

Ustrasana
Pose do camelo

BENEFÍCIOS
- Reduz a gordura nas coxas
- Alonga e fortalece os ombros e costas
- Expande a região abdominal, melhorando a digestão e eliminação
- Melhora a postura
- Abre o peito, melhorando a respiração
- Solta-se as vértebras
- Alivia a dor nas costas
- Ajuda a curar e equilibrar os chakras
- Fortalece coxas e braços
- Aumenta a flexibilidade, especialmente na coluna vertebral
- Estimula as glândulas endócrinas
- Libera a tensão nos ovários
- Estica os tornozelos, coxas, virilha, abdômen, peito e garganta
- Cura prisão de ventre
- Tons órgãos do abdômen, pelve e pescoço
- Complementa a saúde geral e bem-estar
Informações via   Leslie Kaminoff’s yoga Anatomy 


Yoga é uma Bênção

 


"...Nós não hesitamos em particularmente considerar a Yoga como sendo a benção mais preciosa que desceu do céu do mundo da Providência Divina, em nosso benefício na Terra, porque através do Yoga nós nos habilitamos para a preservação de nossa harmonia física e espiritual, até mesmo de um modo a poder cumprir com mais segurança e eficiência os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, de modo que consideramos, a Yoga, uma bênção de Deus."
Certa vez, foram gravadas palavras do médium Chico Xavier (1910-2002) em encontro com Professor Hermógenes (21/03/1921- ), escritor, professor e divulgador brasileiro de "Hatha Yoga". Potiguar de Natal.

Numa homenagem ao respeitado Professor, exibida em 2007, no evento "Yoga Pela Paz", o querido médium mineiro fala sobre o(a) Yoga:Chico Xavier
"Yoga é uma Bênção"
Chico Xavier

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Hoje em dia há vários métodos dedo yoga, e os principais ramos da ioga incluem a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga, tantra ioga, tao yoga e hata-ioga.A raja-ioga, compilada nos Ioga Sutras de Patanjali e conhecida simplesmente como ioga no contexto da filosofia hinduísta, faz parte da tradição Samkhya.[11] Diversos outros textos hindus discutem aspectos da ioga, incluindo os Vedas, os Upanixades, o Bagavadguitá, o Hatha Yoga Pradipika, o Shiva Samhita, o Mahabharata e diversos Tantras.

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